domingo, 22 de novembro de 2009

Vantagens e desvantagens (módulo 2)

Esta semana, comecei a fazer os exercícios no domingo de manhã, exatamente o último dia para a se finalizar o módulo 2. Por isso, a experiência, que deveria ser observada por três dias, durou apenas meio dia. De qualquer forma, deu para tirar algumas conclusões. Vamos lá:


1-Quais as vantagens e desvantagens que você identificou no uso de cada um deles?

O Feed Demon 3.0 apresenta, na minha opinião, uma interface mais clara e menos poluição visual em relação ao Google Reader. Este, embora dê ao usuário mais possibilidades de customização, não tem uma boa orientação para o internauta de como fazer essa customização com eficiência.

No entanto, há dois pontos em que o Google Reader é mais vantajoso para o usuário brasileiro: é escrito em português, o que facilita em muito a vida de nós, brazucas; e pode ser acessado de qualquer computador, sem a necessidade de se baixar e instalar um programa. Outra desvantagem do Feed Demon é a necessidade de se ter um Outlook na hora de se mandar um e-mail com uma determinada informação. Pessoalmente, por já ter um Gmail, considero o Google Reader melhor nesse ponto tb. A atualização das informações no Google Reader é mais fácil. Entretanto, o fato de se ter que entrar na página do feed é um ponto contra.


2-Quais as principais diferenças entre um e outro:

O Feed Demon 3.0 só pode ser utilizado por quem conhece bem a língua inglesa. Já o Google Read pode ser acessado em qualquer língua. Em relação à acessibilidade, o Feed Demon impossibilita ao leitor utilizar o programa, a não ser que seja do seu computador onde o programa foi instalado. Além disso, não entendi muito bem como fazer para que outro usuário que usa o mesmo computador ter outra conta diferente. Já o Google Reader possibilita o acesso de qualquer computador, sem necessidade de baixar programa. Basta acessar a conta do Google. Isso é muito bom. Até porque a regra é mais clara: se duas pessoas usam o mesmo computador, não há problemas: basta cada um entrar pela sua conta do Google.

Realmente, a possibilidade de customização no Google Reader é maior. Entretanto, as informação não são tão bem dispostas.


3-Qual a utilidade que o sistema de atualização de páginas tem para o seu trabalho:

A grande vantagem é o acompanhamento das informações sem perda de tempo. Resumindo: economiza-se tempo. Quando eu era setorista (cobria administração pública), eu percorria toda manhã e sempre aos fins de tarde 20 a 30 sites de governos, para ver notícias novas que pudessem valer notas ou pautas para o resto do dia. Se já conhecesse essa ferramenta, poderia separar tudo que se refere a administração pública numa pasta e acompanhar full time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário