domingo, 22 de novembro de 2009

Exercício 4 (módulo 2)

Dos oito sistemas, só conhecia 4. Confesso que desses 4, só havia usado até hoje três. De vez em quando, costumo usar o altavista, pois acho que ele oferece um tradutor razoável de línguas. O Google é o que eu mais uso. Por vários motivos. Ele adquiriu entre jornalistas a áurea de ser rápido e eficiente. Além disso, acho que a organização de busca dele é bem simples e organizada.

Neste exercício, entretanto, confesso que o Google não se mostrou superior a nenhum dos demais, exceto àqueles que não aceitaram a expressão como pesquisa. Não consegui entender, por exemplo, por que o primeiro link selecionado pelo Google é uma comunidade de comunidades virtuais, que sequer apresenta em sua página o texto relativo à expressão da pesquisa. Das outras quatro respostas do rastreador, atesto a credibilidade de três links selecionados: o blog do Pedro Dória (jornalista conhecido no meio); uma página com um vídeocast no Uol, embora não tenha entendido por que na lista de cinco primeiros pesquisados não veio uma matéria ou um artigo sobre o encontro mostrado no videocast, como aconteceu no Yahoo; e um artigo no Observatório de Imprensa.

Como um todo, achei o desempenho do Yahoo, do Ask.com e do DogPile muito parecidos. O Radar Uol deu os mesmos resultados do Google. O Bing foi decepcionante, a meu ver. Somente um link foi aproveitável na seleção dele. O DeepDyve e o Clusty não entenderam a expressão e não fizeram a pesquisa.

Uma cosia que me decepcionou foi as datas em que os textos selecionados foram feitos. Alguns datam de 2008 e se referem a fatos muito isolados. Tirando os artigos do Observatório da Imprensa, todos os demais tiveram pouca profundidade.

Um fator positivo em quase todos foi mesclar os cinco primeiros selecionados: blogs; agência de notícias; sites de jornais.



Google:
http://inforum.insite.com.br/493/412415.html
http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A
http://www.emdianews.com.br/noticias/a-crise-na-imprensa-transforma-os-eua-num-laboratorio-da-midia-7269.asp
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=520IMQ010




Yahoo:
http://edudobrooklyn.blogspot.com/2009/04/especial-carta-capital-crise-na.html
http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/
http://www.adnews.com.br/lerrss.php?id=88603
http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/3/sip_alerta_para_crise_na_imprensa_dos_estados_unidos_218.html http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id=A294A5A0-5447-4B2E-95C3-0B6ADEE31317


DeepDyve:
sem selecionados


Radar Uol:
http://inforum.insite.com.br/493/412415.html
http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A
http://www.emdianews.com.br/noticias/a-crise-na-imprensa-transforma-os-eua-num-laboratorio-da-midia-7269.asp
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=520IMQ010


Clusty:
Sem selecionados


Bing:
http://brasil.melhores.com.br/2009/05/bolsa-atinge-50000-apesar-da-crise-na-imprensa.html
http://buscador.terra.com.br/Default.aspxca=l&palabra=publish&query=publish&source=Search
http://www.emarket.ppg.br/index.asp?InCdSecao=&pagina=39&InCdEditoria=18
http://www.lucioflaviopinto.com.br/?p=941
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=526IMQ004


Ask.com:
http://educaremportugues.blogspot.com/2009/04/os-mesmos-problemas-crise-na-imprensa.html
https://seguro.oglobo.com.br/assinatura/plano_assinatura.aspx?cod_prod=85&id_parc=9&gclid=CNLYlcD8n54CFYJx5Qod8CZUog
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2009-02/msg00060.html
http://newsgroups.derkeiler.com/pdf/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2009-02/msg00060.pdf
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A&



DogPile:
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/?gclid=CLPS65P9n54CFchn5QodJ2l0pg
http://educaremportugues.blogspot.com/2009/04/os-mesmos-problemas-crise-na-imprensa.html
http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2009-02/msg00060.html
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/SIP-alerta-para-crise-imprensa-dos-EUA,d67c7dd4-8c99-43c3-8f89-2ecd4aa2a8fb.html
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A&

2 comentários:

  1. Oi Antero,
    Tua analise dos resultados das buscas está correta e mais do que isto ela aponta para uma das grandes questões em jogo nesta área da Web. Não dá para confiar cegamente nos resultados de buscas, inclusive no Google. É preciso conferir os resultados, dai a razão do exercício.Você pegou bem o espirito do trabalho.
    Aguardo agora os próximos posts teus no curso.
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. Grande, Antero! Estudamos juntos na PUC.
    E vc denuncia nossa idade ao recorrer ao Altavista, q eu já tinha até esquecido.

    Forte abraço, amigo

    ResponderExcluir